sexta-feira, 4 de março de 2011 | By: lyasunaka

A Sociedade Grega [Aula 6]

Uma representação da região do Oráculo de Delfos
A Grécia, entre as suas Cidades-Estados, as polis, haviam algumas que se destacavam por alguns fatores. Eram elas: Atenas, Esparta e Delfos.

Delfos se destaca por ser o centro religioso da Grécia Antiga. Delfos abrigava o famoso Oráculo de Delfos, um templo dedicado a Apolo que tinha a ''fama'' de acertar com grande precisão suas profecias. Generais, governantes e políticos consultavam as sacerdotisas para tomar importantes decisões, por exemplo, sobre guerras.
Esparta, por si, destaca-se pelo seu militarismo. A cidade, governada por um governo oligárquico, voltava grande parte de suas atividades para a prática e o treinamento militar, das crianças, jovens aos adultos. Seus soldados, altamente disciplinados, aprendiam a ter afeto pelos companheiros, para um melhor desempenho militar.

Atenas se destacou pela sua estrutura política, e pelas suas incontáveis influências na cultura ocidental. Apesar de democrática, com os políticos não remunerados, sem pagamentos, Atenas era governada sobre a influência de um tirano, mas não mais como um tirano, e sim como um líder político da cidade, que impunha sua autoridade e ordens com seu conhecimento sobre política, e não pelo medo e pela opressão (ditadura). A organização social em Atenas se dividia em: Eupátridas: a aristocracia, que detia o poder político e dona de grandes propriedades; Geomores: mantinham a posse de algumas pequenas propriedades rurais; Demiurgos comerciantes e artesãos; Metecos: estrangeiros, homens livres, mas sem direitos. Além disso haviam os escravos, geralmente prisioneiros de guerra, pessoas com dívidas pendentes também viravam escravos para eliminar a dívida, mas muitas vezes, eram explorados nessa situação. Somente eles trabalhavam na sociedade grega.
Nota: Mulheres e crianças não eram consideradas cidadãos.

Nota: A Aula 7, que seria no dia 04/03/2011, faz parte do calendário de provas, e a Aula do dia 09/03 será feriado de Carnaval, então a Aula 8 irá corresponder a aula do dia 11/03. Um ótimo feriado a todos! 

0 comentários:

Postar um comentário